Atins

HISTÓRIA DA CIDADE:
Atins é uma pequena vila de pescadores na confluência entre o rio e o mar. Fica exatamente em uma das extremidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que se pode alcançar numa caminhada de hora e meia. É o maior povoado litorâneo do Município e um lugar privilegiado, pois é onde se inicia a Praia dos Grandes Lençóis e se avista a foz do Rio Preguiças, na sua margem esquerda.
Iniciam-se em Atins os campos de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de onde partem os aventureiros que praticam trekking com a travessia parcial ou total dos Lençóis Maranhenses.Destacam-se a ocorrência de desova de tartarugas marinhas; a passagem de aves migratórias; o aparecimento de um paleomangue próximo ao Canto do Atins; e o afloramento de um arenito ferruginoso pouco consolidado que permite ao visitante banhar no período das cheias em pequenas cascatas que se formam a partir da rede de drenagem que sai dos campos de dunas e se dirigi ao mar. É o maior povoado litorâneo do Município e um lugar privilegiado, pois é onde se inicia a Praia dos Grandes Lençóis e se avista a foz do Rio Preguiças, na sua margem esquerda.
Iniciam-se em Atins os campos de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de onde partem os aventureiros que praticam trekking com a travessia parcial ou total dos Lençóis Maranhenses. Destacam-se a ocorrência de desova de tartarugas marinhas; a passagem de aves migratórias; o aparecimento de um paleomangue próximo ao Canto do Atins; e o afloramento de um arenito ferruginoso pouco consolidado que permite ao visitante banhar no período das cheias em pequenas cascatas que se formam a partir da rede de drenagem que sai dos campos de dunas e se dirigem ao mar.
O Povoado de Atins se localiza na confluência do Rio Preguiças com o mar, na margem esquerda do Rio, caracterizando-se por ser uma pequena área onde as pessoas residem e pescam o ano todo.
Em Atins não há ainda um fluxo turístico diário como o que acontece na Praia do Caburé, recebendo uma demanda anual pequena com o perfil mais de ecoturistas e de turistas de aventura que acessam a região pelos vinte e cinco quilômetros de trilhas, utilizando carros traçados nas quatro rodas, ou pelo Rio, através dos barcos de linha de passageiros e de lanchas voadeiras fretadas.
Os passeios realizados em Atins se concentram no período após as chuvas, nos meses de julho a setembro quando são ofertadas as lagoas interdunares que afloram próximo ao Povoado. Destacam-se as caminhadas e as saídas para o trekking, com travessia parcial ou total dos Grandes Lençóis do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É em Atins que se encontram os mais experientes guias para conduzir os visitantes pelas dunas, que partem do Povoado conhecido como Canto do Atins.
Em Atins existem pequenas pousadas que ofertam aos seus hóspedes passeios às lagoas próximas, passeios de cavalo, de caiaque e de barcos e caminhada nas dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os serviços de hospedagem são considerados simples e a estrutura das pousadas é rústica, com arquitetura adaptada ao clima, às matérias primas e à estética do local.
Em Canto do Atins, localidade que fica a sete quilômetros de Atins, há o Restaurante da Luzia, ponto que é bastante utilizado pelos apreciadores da boa culinária e pelos aventureiros que desejam partir para conhecer as diversas lagoas e comunidades que vivem no interior dos cordões de dunas. É famoso o principal prato deste restaurante, o Camarão da Luzia.

CARACTERÍSTICAS:
Povoado de Atins (Barreirinhas-Maranhão-Brasil), porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.Para chegar até lá é necessário ir de lancha. Já em terra firme são mais quarenta minutos andando entre dunas e lagoas refrescantes. Um lugar paradisíaco. Conheça!
Clima:
Tropical, quente e semi-úmido
Temperatura Média
26º C
COMO CHEGAR
Localização
Na margem esquerda da Barra, ao lado de Mandacaru, mas já na foz do Rio Preguiças.