Caburé

HISTÓRIA DO CABURÉ:

Os primeiros moradores desta região foram os índios Caetés e Tapuios, depois chegaram os corsários europeus iniciando através da foz do rio Preguiças a colonização fluvial da área pelo homem branco. Geograficamente a Praia do Caburé fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. Sujeita à ação dos ventos fortes e a constante movimentação da areia a praia do Caburé vem sofrendo com uma intensa erosão marinha nos últimos anos, devido ao fato de sofrer a pressão das ondas do oceano Atlântico de frente, sem proteção de uma baia. O espaço compreendido entre o rio e o mar que já foi de aproximadamente 1.500 metros nos meados da década de 1980 diminuiu bastante, chegando hoje nas grandes marés a cotas inferiores a duzentos metros.
A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.
A praia do Caburé possui águas turvas e calmas, que recebem a influência de rios da região. Caburé é místico, com luz movida a gerador. Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Um vilarejo de pescadores com casinhas simples recobertas por palha de buriti.
Estruturando-se com o passar dos anos a Praia do Caburé vem melhorando seus serviços e equipamentos turísticos, contando atualmente com relativa estrutura de apoio aos passeios ofertados, e hospedagem.