Jericoacoara

Conhecimentos gerais sobre Jericoacoara;

Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo. A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4×4 para chegar.

Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas… As ruas são cobertas de areia e as praias extendem-se por quilômetros sem interferências visuais… Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído. Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, além de excelentes Hotéis em jericoacoara para todos os gostos. A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens. Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários enganjados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.

JERICOACOARA: O nome “Jericoacoara” deriva do tupi-guarani yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), ou seja, ‘buraco das tartarugas” – devido à ocorrência de desova de tartarugas marinhas na praia. Segundo antigos pescadores, no entanto, o nome vem do formato do Serrote que, visto de alto mar, lembra um jacaré deitado, ou, numa expressão local, um jacaré quarando ao sol. O termo teria originado o nome do lugar: Jacarequara que com o passar do tempo transformou se em Jericoacoara.

CLIMA: é tropical, quente e úmido, com temperaturas médias entre 35°C e 22°C. A estação das chuvas e período de formação das lagoas vai de janeiro a junho, quando a temperatura é mais amena e a vegetação vibrante e florida. A época dos ventos é de julho a dezembro, com até 40 nós nos mesmos meses de agosto e setembro.

HISTÓRIA: Em 1499 o navegador Vicente Pinzon, capitão de uma das caravelas de Cristovão Colombo, aportou nas águas de Jericoacoara. Porém, este registro não pode ser oficializado em virtude do Tratado de Tordesilhas que entrou em vigor naquele mesmo ano. No século XIX deu-se inicio à ocupação ao redor da Lagoa de Jijoca em um lugar chamado Paraguai por agricultores que fugiam da seca e do fim da economia do couro. Nesse período a comunidade foi elevada à categoria de vila e implantou-se o Farol de Jericoacoara.
Em 4 de junho 1990 a sede distrital foi transferida para Jijoca de Jericoacoara, que em 6 de março foi elevada a categoria de município. Jijoca é a sede do município e concentra os principais serviços bancários, correios e comercio. É o principal ponto de apoio para conhecer a Lagoa do Paraíso, com boas opções de meios de hospedagem e restaurantes.
A chegada da luz elétrica foi há pouco mais de dez anos com uma rede subterrânea. Os moradores optam pela ausência de iluminação publica, sem postes. Manteve-se assim o brilho natural da lua e das estrelas e o charme dos jantares a luz de velas e pés na areia.
Jeri dispõe de uma qualificada rede de hospedagem, bares e restaurantes. A oferta vai do rústico ao moderno, do simples ao requintado. No por do sol as disputadas barracas de caipirinhas se instalam na Rua Principal, próximas à praia e servem drinks de cores e sabores diversos. O agito é garantido todas as noites, ao som de forró e ritmos variados.

RELIGIÃO: Até a década de 1960 os habitantes do vilarejo que iniciou a cidade assistiam às missas e novenas na capela de uma comunidade vizinha. Em 1963 os moradores deram inicio à construção da igreja da Santa Luzia, inaugurada no ano seguinte em 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, padroeira do município. A data é comemorada todos os anos em grande festa que atrai milhares de visitantes. A Igreja de Jericoacoara, também conhecida por ‘Nossa Senhora do Rosário de Fátima’ ou ‘Igreja Nossa Senhora da Consolação’, a construção muito simples foi erguida com pedras do Serrote pelos próprios moradores. De sua torre tem-se vista panorâmica da enseada.

CULTURA e ARTESANATO: O povo alegre e hospitaleiro acolhe de braços abertos os que vêm e se apaixonam pelo lugar! A população é de aproximadamente 16 mil pessoas e cerca de 70% vive na área rural. Permanecem vivas as tradições culturais como o artesanato, o forró, as festas juninas e a pesca artesanal. A gastronomia típica é saborosa e variada: peixes, frutos do mar, panelada, galinha caipira, baião de dois, pastel de arraia, tapiocas doces e salgadas, cocadas, torta de banana, doce de caju e muito mais. O turismo é a principal atividade econômica além do comercio, da pesca e da agricultura de subsistência (caju, mandioca, feijão e milho).