Parnaíba

Conhecimentos gerais sobre Parnaíba;

História da Cidade:
Fundada em 1758 pelo português Domingos Dias da Silva que chegou procedente do Rio Grande do Sul. Estabeleceu-se aqui com indústria de charqueada e dentro de pouco tempo adquiriu muitas terras. Em cinco navios de sua propriedade, exportava charque para o sul do país e para o exterior .
Domingos Dias da Silva foi muito auxiliado pelos seus dois filhos parnaibanos: Simplício Dias da Silva e Raimundo Dias da Silva.
Em 18 de agosto de 1762 foi instalada a Vila de São João da Parnaíba, no lugarejo Testa Branca.
Em 1770 foi transferido a sede para o Porto das Barcas.
No dia 14 de agosto de 1844, Parnaíba foi elevada à categoria de cidade.

Significado do Nome: Seu nome presta uma homenagem ao berço natal do desbravador Domingos Jorge Velho, a Vila de Parnaíba, em São Paulo.

Aniversário da Cidade: 18 de Agosto

Características: Município com 24 Km de Litoral, Parnaíba é a segunda Cidade do Estado e principal desembocadura do primeiro braço do delta do Rio Parnaíba, Rio Igaraçu. Atualmente é um centro agrícola, com várias indústrias de transformação e um centro turístico muito procurado devido ao Delta. Possui boa infra-estrutura urbana e turística. Sua Padroeira é Nossa Senhora da Graça.

Clima: Quente

Temperatura Média: 26,8º C

Distâncias: 357 Km da Capital

Principais Pontos Turísticos:

Catedral de Nossa Senhora da Graça
Construída em 1770, está situada na praça do mesmo nome. É a igreja Mãe da Diocese de Parnaíba, além da beleza arquitetônica, poderá ser visitada na capela do Santíssimo as sepulturas dos fundadores da cidade.

Monumento da Independência
Em homenagem à independência do Brasil, está situado na Praça da Graça, em frente à Casa Paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Graça.

Monumento do Centenário
Está localizado na Praça Santo Antônio. Foi inaugurado em 1944, por ocasião do primeiro Centenário da Cidade.

Centro Cívico
Também situado na Praça Santo Antônio. Monumento destinado às grandes comemorações CÍVICAS e principalmente às datas de 7 de Setembro, 14 de Agosto e 19 de Outubro. Destaca-se pela sua parte principal composta de um prisma retangular de 15 metros de altura. Construído com pedras do sertão, de 115 municípios, simbolizando a união de todo o Piauí. Possui 04 prismas triangulares nos quais se encontram gravadas em lápides de mármore, as grandes campanhas cívicas e vitórias do povo parnaibano.

Monumento Comemorativo do Dia do Piauí
Em comemoração ao aniversário do Piauí, dia 19 de Outubro foi inaugurado na Av. Capitão Claro, em frente ao prédio da Unidade Escolar Ginásio São Luís Gonzaga.

Monumento Sesquicentenário da Independência
Em homenagem à Independência do Brasil, está situado na Av. São Sebastião em frente ao prédio da Unidade Escolar Polivalente Lima Rebelo.

Lagoa do Portinho
Um dos mais bonitos atrativos da região, está situada a 12 Km da cidade de Parnaíba. Suas águas escuras contrastam com o bailado das dunas e verde da paisagem.

Lagoa do Sobradinho
Observe os pássaros, fotografe, pesque, faça hipismo rural ou simplesmente viva a natureza. Passeios para todos os gostos.

Porto das Barcas
A origem da cidade de Parnaíba está diretamente ligada ao Porto das Barcas. Situado às margens do rio Igaraçu, o Porto representa o período áureo da economia parnaibana.
O Porto das Barcas, no presente, é importante pólo turístico, formado por notável conjunto arquitetônico do século passado.
Os Edifícios serviram de Armazém, sede de Alfândega, sede de empresas de navegação, hoje abrigam: Restaurante, Pousada, Sorveteria, sede da Piemtur, sede da Associação Comercial de Parnaíba, Galeria de Arte, Salão para apresentações Folclóricas, Shows e Exposições, Lojas de Artesanato, Posto de informações Turísticas, Posto policial e Museu.

Delta do Parnaíba
O Piauí tem o privilégio de abrigar um dos únicos Deltas do mundo em mar aberto. Formado pelo Rio Parnaíba, o Delta abre-se em cinco braços, descortinando mais de 80 ilhas fluviais.
As primeiras notícias sobre a existência do Delta do Rio Parnaíba foram relatadas por Nicolau de Rezende, que naufragou naquela região no século XVI. O Delta do Parnaíba abriga um frágil e riquíssimo ecossistema. Apesar das constantes variações de salinidade, a vida animal explode em abundância e diversidade.

Localizado ao Norte dos Estados do Piauí e Maranhão, na zona de confluência dos municípios de Parnaíba (PI), Luiz Correia (PI), Araioses (MA), Tutóia (MA), com 2.700 km²de área, composto com cerca de 80 ilhas, ramifica-se em cinco braços, dando origem a uma das mais perfeitas formações deltaicas em mar aberto, e a única das Américas.