Ponta do Mel

Conhecimentos gerais sobre Ponta do Mel;

A praia de Ponta do Mel é a mais conhecida do município de Areia Branca. Esta localizada a 255 km de Natal pelo litoral Norte. Areia Branca, com cerca de 25 mil habitantes, faz parte da região conhecida por Costa Branca, a maior produtora de sal do país.
São cerca de 10 municípios que integram o Polo Costa Branca, coordenado pelo banco do Nordeste, que visa fomentar o desenvolvimento do turismo na região.
O povoado de Ponta do Mel tem cerca de 2.000 habitantes e está distante cerca de 30 km da sede do município de Areia Branca. A maioria dos moradores de Ponta do Mel é pescadores, que recebe veranistas de Mossoró.
A região da praia tem uma peculiaridade. É exatamente nesse ponto da costa potiguar que o sertão encontra com o mar, criando um cenário exótico, com enormes falésias de terra avermelhada, vegetação da caatinga, como cactus gigantes, e animais típicos como cabras e jegues.

Mais ao sul, estão a praia e as dunas do Rosado, localizadas no município de Porto do Mangue, distante cerca de 35 km pela nova rodovia que corta as falésias de Ponta do Mel e segue à beira-mar até a praia do Rosado.
As dunas do Rosado se extendem por cerca de 10 km quadrados de extensão. Majestosas, as dunas impressionam pelas matizes de cores de suas areias. O cenário lembra um deserto e já serviu de locação para algumas cenas da novela O Clone, da rede Globo, exibida em 2005.
A região de Ponta do Mel também serviu de cenário para os filmes do padre Marcelo Rossi, como “Maria: Mãe do Filho de Deus”, em 2003, e “Irmãos de Fé”, em 2004., ambos dirigidos pelo diretor potiguar, Moacyr Góes.
Na Pousada e Restaurante Beiral tem um quadro com várias fotos de artistas e o pessoal da produção dos filmes do padre, que usavam o local como ponto de apoio.

O Idema (Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) criou até uma núcleo para pesquisas e proteção na entrada das dunas, na praia do Rosado, mas que até o final de junho ainda não estava funcionando.
O município de Areia Branca possui outras praias como Upanema, Morro Pintado, Redonda e Cristovão. O seu porto-ilha escoa a produção de sal da região para o mundo todo.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos
Apesar do mar aberto, a praia é calma e oferece um ótimo banho de mar. É que as águas são rasas devido ao relevo marinho característico da região. Exatamente por isso os grandes navios cargueiros de sal não podem navegar nessas águas rasas. O terminal salineiro, ou o “Porto-Ilha”, como é mais conhecido, foi construído nos anos 70, em parceria com a engenharia norte-americana, para solucionar esse problema operacional, constituindo-se em uma das mais impressionantes obras de engenharia naval do mundo. Esse porto oceânico foi construído próximo à área onde as águas já são mais profundas permitindo navegabilidade para os grandes navios cargueiros internacionais, que vão buscar sal na “cidade-plataforma”. E para o sal chegar até o Porto-Ilha são utilizadas as chamadas “barcaças chatas” que conseguem navegar nas águas rasas, levando o sal das salinas até o porto oceânico.