HISTÓRIA DA CIDADE
Seus primitivos habitantes eram os índios Tremembés, sobre os quais Gonçalo Pereira Lobato e Souza, que governava o Maranhão quando foi criada a Vila Viçosa de Tutóia, disse serem “ os mais bem figurados, valentes e prestimosos” de toda a Capitania. Apesar de haver alcançado considerável crescimento econômico e populacional, a ponto de ,em 1862, contar com uma população de 14.554 pessoas, incluindo outras povoações entrou em decadência e, em 1871, teve sua sede transferida para Barreirinhas. Inconformados com essa situação, os tutoienses reagiram, conseguindo que ,em 1890,a autonomia do município fosse restaurada. A 29 de março de 1938, pelo Decreto-Lei Nº 45, foi elevada à categoria de cidade, posição que ainda conserva.Possuindo excelentes condições portuárias, Tutóia foi, por muito tempo, escoadouro das riquezas dos municípios do Baixo Parnaíba e do Litoral Nordeste. Possuindo grande potencial pesqueiro, destaca-se também por sua produção salineira, que é quase toda exportada para o Sul do país. Futuramente, e para isso a atual administração do município está desenvolvendo projetos. Tutóia poderá tornar-se grande centro turístico, graças à beleza de suas praias, ao clima ameno e saudável e à abundância de frutos do mar que oferece aos visitantes.
Significado do Nome
Tutóia quer dizer lençol de areia, embora alguns afirmem que seu verdadeiro significado é água boa, na língua dos índios tupis, que lá também moraram
Aniversário da Cidade
28 de Março
População
52.711 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Com extenso litoral, as dunas dos Lençóis cercam a maioria de suas praias e lagoas, o que justifica o nome dado pelos índios Tremembés, que habitaram a área no século XVIII. A cidade é uma microrregião dos Lençóis Maranhenses e conhecida por seus encantos‚ dunas‚ lagoas e praias nativas. De qualquer forma, em Tutóia pode-se desfrutar de piscinas naturais formadas entre as dunas na época das chuvas (de janeiro a julho). Suas águas são cristalinas, diferentes das do mar, bem mais turvas (influencia dos manguezais). As dunas são uma das atrações da cidade, onde é possível fazer passeios a pé, de buggy ou de carro com tração nas 4 rodas. O Delta do Parnaíba‚ a Ilha do Caju e os Lençóis Maranhenses preenchem a cidade de Tutóia que se tornou nos últimos tempos um dos maiores atrativos para a pratica do eco-turísmo.
Clima
Quente-úmido
Temperatura Média
29º C
TURISMO
Resumo:
O município de Tutóia tem o previlegio de esta geograficamente localizado em frente ao Delta do Rio Parnaíba e ao lado dos Pequenos Lençóis Maranhenses e dispõe de recursos naturais que estão distribuídos em seu espaço geográfico, constituindo elemento de sua paisagem, identificados e qualificados para o uso turístico.
Principais Pontos Turísticos
DELTA DO RIO PARNAÍBA
O Delta do Rio Parnaíba, também conhecido como Delta das Américas, é formado por 73 Ilhas , 82% delas no Estado do Maranhão e cinco Bahias (Barras), sendo elas Tutóia, Melanciera, Caju, Canárias, localizadas no Estado do Maranhão e a Bahia de Igaraçu no Estado do Piauí. Os 2.700 km² de área do delta correspondem a duas vezes a cidade de São Paulo. Descendo o Rio Parnaíba, um planeta só de ilhas. O Rio Parnaíba atravessa 1.458 km e banha 47 municípios no Maranhão e Piauí. E além dessas avenidas, surgem muitos, quase incontáveis igarapés, que assim formam um planeta só de ilhas, muitas delas ainda tão virgem quanto nos tempos de Nicolau Resende, primeiro navegador português a chegar lá em 1.571. À medida que se desce o rio, vão-se sucedendo as ilhas do Delta , ora com pequenas prais de areia, ora com a vegetação fechando sobre o Rio. Bando de guarás vermelhos, garças, coelheiros riscam o céu a todo instante. Jacus e socós (aves taludas, que gostam de chão) se expõem bem mais do que seria aconselhável, enquanto um quero-quero faz rasantes sobre o barco. Mais adiante, pássaros lindos trocam de uma árvore para outra. São xexéus, maitacas,rei congos, tucanos e pica-paus, uma comunidade barulhenta que sempre avisa que o homem está chegando.Já nas águas pardacentas, espécies de rio e mar se misturam: robalos, baiacus, tainhas, caranguejos vermelhos, camarões-rosa, jacarés-de-papo-amarelo, tartarugas e até Arrais.
PEQUENOS LENÇÓIS DE TUTÓIA
Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. Eles são formados por grandes e pequenos Lençóis que formam uma grande região entre os municípios de Primeira Cruz,Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia , no Maranhão. São cheios de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce( formadas no período chuvoso), cujas águas variam entre os tons de verde e azul.
Os Lençóis Maranhenses seriam um grande deserto, se não chovesse aqui 300 vezes mais do que no Saara. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nas dunas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes ! Como se não bastasse, ao redor da região mangues, restingas e 70 km de praias contribuem para fazer dos Lençóis um mundo de belezas intermináveis – e inesquecíveis. Para explorar tudo isso, o ideal é percorrer seus caminhos de todas as formas possíveis, mergulhando em suas lagoas… O impossível é não deslumbrar-se com este lugar mágico e exótico.